Equipe

Marcos Pires

Publicações Relacionadas

Reforma Tributária e ITCMD sobre distribuição desproporcional de lucros de empresas familiares

Drop down para constituição de SAF: tratamento contábil e tributário da versão do “patrimônio relacionado à atividade futebol”

Delimitação da responsabilidade tributária da SAF como sucessora

O Código de Defesa dos Contribuintes e a vedação explícita de ‘sanções políticas’.

Marcos Pires

Experiência

Direção e supervisão das atividades de advocacia e consultoria, especialmente em negócios imobiliários (incorporações e loteamentos imobiliários), operações societárias (M&A), licitações e contratos administrativos (infraestrutura aeroportuária e rodoviária, estudos e licenças ambientais, mobilidade urbana, óleo e gás, energias alternativas), setor de saúde (hospitais e clínicas particulares e filantrópicas, home care), comércio atacadista e varejista (inclusive franquias), setor de tecnologia, além de assessoria jurídica tributária, consultiva e contenciosa, para entidade desportiva.

Autor de diversos artigos jurídicos, especialmente no âmbito tributário.

Reconhecido como um dos advogados mais admirados em Direito Tributário da Região Nordeste do Brasil pelo Chambers and Partners e pela Analise Advocacia, além de ser considerado um dos principais advogados tributaristas do Brasil pelo ITR World Tax por sua atuação em tributos corporativos gerais.

Formação técnica

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2002), especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (2004) e mestrando em Direito Tributário pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP).

Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil sob o n. 18.408 (Conselho Seccional da Bahia) e sob o n. 474.255 (Conselho Seccional de São Paulo).

Idioma: Inglês

Sem a gravata

É pai (apaixonado) de Maria Eduarda, com quem aprimorou – e aprimora constantemente – a habilidade da argumentação. Joga (mal) e curte assistir a jogos de tênis. Não sabe cozinhar, mas adora comer. Não sabe tocar nenhum instrumento nem tem afinação nenhuma, mas sempre se intromete quando alguém puxa o violão.